All fields are required.

Close Appointment form
  • Telefone: 11 3459-0381 Whatsapp: 11 99117-1605 Urgências: 11 99153-6003

Notícias

icon
Desvendando as Arritmias Cardíacas

As arritmias cardíacas são irregularidades no ritmo do coração que podem afetar pessoas de todas as idades. Vamos explorar um pouco sobre os diferentes tipos existentes, seus sintomas e orientações sobre quando buscar ajuda médica.

 

O que são Arritmias Cardíacas?

 

Arritmias cardíacas referem-se a distúrbios no ritmo normal do coração, que pode bater muito rápido, muito devagar ou de maneira irregular. Essas irregularidades podem ocorrer nas câmaras superiores (átrios) ou inferiores (ventrículos) do coração.

 

Tipos de Arritmias

 

Existem vários tipos de arritmias, sendo as mais comuns:

Taquicardia: Batimentos cardíacos acelerados.

Bradicardia: Batimentos cardíacos lentos.

Fibrilação Atrial: Batimentos irregulares nos átrios.

Flutter Atrial: Batimentos rápidos e regulares nos átrios.

Extra-sístoles: Batimentos cardíacos extras e prematuros.

 

Sintomas:

 

Os sintomas podem variar, mas geralmente incluem:

 

Palpitações.

Tonturas ou desmaios.

Falta de ar.

Fadiga inexplicável.

Desconforto no peito

 

Quando devo procurar um médico?

 

A busca por ajuda médica é fundamental ao se deparar com sinais de arritmias cardíacas. A importância de realizar check-ups regulares não pode ser subestimada, especialmente se houver sintomas persistentes, como palpitações, tonturas ou desconforto no peito. É muito importante realizar os check-ups periódicos com um profissional de saúde, assim você vai proporcionar ao seu coração uma "verificação de bem-estar". Durante essas consultas, o médico pode realizar exames específicos, como eletrocardiogramas (ECGs), para monitorar a saúde do seu coração.

 

Identificação Precoce e Prevenção

 

Esses check-ups não são apenas para identificar arritmias existentes, mas também para prevenir seu desenvolvimento. A detecção precoce de fatores de risco e a orientação médica adequada podem ajudar a implementar medidas preventivas, como mudanças na dieta, atividade física e, se necessário, o uso de medicamentos.

 

Histórico Familiar

 

Se houver histórico familiar de doenças cardíacas, a importância de check-ups regulares aumenta significativamente. A predisposição genética pode aumentar o risco, tornando essas verificações uma ferramenta crucial para a prevenção.

 

Conclusão 

A compreensão das arritmias cardíacas é crucial para uma abordagem proativa da saúde cardíaca. Ao reconhecer os sintomas e buscar assistência médica adequada, é possível gerenciar eficazmente esses distúrbios e garantir uma vida cardíaca saudável. Esteja atento ao seu corpo e não hesite em procurar orientação médica se necessária e conte com o Instituto Longevità para cuidar de você de forma holística com uma equipe multidisciplinar! 

entre em contato pelo whatsapp