All fields are required.

Close Appointment form
  • Telefone: 11 3459-0381 Whatsapp: 11 99117-1605 Urgências: 11 99153-6003

Notícias

icon
SAIBA A DIFERENÇA ENTRE VERTIGEM E TONTURA

A vertigem é a alucinação do movimento e a tontura é a sensação de desequilíbrios.

A primeira vem do latim vertere e quer dizer rodar, ou perder o eixo do movimento corporal. A definição clássica de vertigem é alucinação do movimento. Já na tontura, como descreve o médico Antonio Douglas Menon, está presente a sensação de desequilíbrio e instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair. Na vertigem, a sensação é a de que os objetos presentes em um ambiente estão rodando ao redor da pessoa ou esta sente os objetos girarem ao redor de si. Na tontura, prevalece a iminência da queda, da falta de solo e de insegurança em permanecer no lugar que se deseja estar.

Esses sintomas, associados ou não a náuseas, vômitos, sudorese, caracterizam a crise labiríntica típica. Menon esclarece que sentir-se mal e ter a sensação de desmaio também podem ser sintomas de hipoglicemia, de hipotensão ou de uma síncope que nada têm a ver com o labirinto. São situações em que a pessoa, por exemplo, permanece muito tempo sem se alimentar, fica muito tempo na mesma posição, sofre uma súbita diminuição nos níveis glicêmicos. Em casos assim, o mal estar costuma vir acompanhado de náusea, daí a confusão com a labirintite.

A parte psíquica e emocional, como no caso do estresse, é muito importante. Os hábitos alimentares também influem decisivamente para a eclosão de crises. Bebidas gasosas que contenham quinino também podem desencadear zumbido no ouvido, conforme outro exemplo citado pelo médico. Ele faz uma ressalva, porém: cada organismo reage de uma maneira diversa diante do estímulo a que está sendo submetido. E essa variabilidade se aplica de maneira muito intensa no caso da labirintite.

Fonte: Viva Saúde

entre em contato pelo whatsapp